GARMIN NUVICAM - o teste de utilização

Já neste blog foram apresentadas as características deste novo modelo da gps de navegação automóvel da GARMIN. Como o meu MONTANA 650 entregou a alma ao criador, e a reparação não estava agendada em tempo de me poder acompanhar numa viagem de carro à Polónia, pedi na minha loja de sempre, em matéria de utilitários electrónicos (www.rms.pt), que me emprestassem um equipamento de substituição. Embora não seja habitual, calhou, em boa hora (!), que tivessem recebido uma unidade do novo GARMIN NUVICAM, e mo emprestassem em troca de um teste na vertente de utilizador. Portanto, este artigo é a paga, julgo que honesta, sobre o que avaliei na utilização durante 3 semanas.

Primeiras impressões...
O equipamento foi-me entregue conjuntamente com o suporte e o cabo de isqueiro. A versão disponível não incluía  o receptor de informação de transito, pelo que não pude fazer uma avaliação dessa funcionalidade (omissa em Portugal, mas presente em quase toda a Europa, logo a partir de Espanha)

O primeiro problema foi saber onde colocar. Como o equipamento tem uma câmara para filmar permanentemente a estrada (falaremos disso mais à frente), terá de ser instalado num local com a visibilidade necessária para cobrir a estrada. Mas como tem um tamanho de 6 polegadas de diagonal, torna-se demasiado grande no meio do para-brisas. Ou seja: ou vê ele e estrada ou vejo eu! Dilema!!!

Depois de várias tentativas, acabei por o colocar ao lado do espelho retrovisor interior. Não é o melhor sitio, mas a minha ideia era colocar num sitio funcional, mas também discreto. Não sou daqueles que vão com o gps em frente ao nariz, ou visível para o condutor do veículo... de trás! Por alguma razão há países que proíbem acessórios fixos ao pára-brisas...

Nesta fase ressalta o novo suporte de ventosa, muito mais funcional que os anteriores e com a vantagem de ter inclinação ajustável. Além disso, o novo encaixe do gps é magnético, bastando aproximá-lo para ficar bem firme. Ah! Com uma vantagem: os contactos de alimentação e outras funcionalidades fazem-se automaticamente. Deixa de ser necessário ir ligar o cabo USB (que fixa ao suporte, não ao gps). Aproxima-se o gps e já está!!!

Vamos afinar a voz....
Quando se liga o gps pela primeira vez (neste caso, depois de fazer reset), tem de se ajustar a nova funcionalidade de reconhecimento de voz. Como nunca tinha usado esta função em qualquer equipamento, estava curioso. É muito simples. Temos de preparar um comando inicial, a partir do qual o equipamento passa a "estar atento". A Garmin recomenda que gravemos, com a nossa voz, a frase "Comandos de Voz". Quando formos usar gps, e este ouvir "Comandos de Voz", passa a estar disponível para receber ordens vocais. Mas não é obrigatório usar essa frase. Pode criar outra para a mesma função. Eu optei por "vivóbelenenses". Eu sei... eu sei... mas são fraquezas!

Depois da palavra-mestra, deverá dizer algumas frases e números, à medida que lhe vai sendo pedido. Completada esta fase, o equipamento estará disponível para a funcionalidade de voz. Desfrute porque funciona muito bem. Dois conselhos: faça o ajuste com o equipamento já montado no carro, porque a acústica é importante, e fale num tom natural, não a gritar "a-dar-ordens".

Naveguemos...
Confesso que nunca fui muito fã dos navegadores de estrada. Não tenho nada contra, mas como sempre tive gps dedicados ao fora-de-estrada, e que tinham funcionalidades de estrada (GPS-V,  276, ZUMO-660 e o actual Montana), as necessidades de utilização diária estavam satisfeitas. Por isso passou-me ao lado algumas opções que passaram a incorporar estes equipamentos. No caso deste NUVICAM, são imensas.

Uma delas é a indicação da faixa de rodagem, já presente no Zumo e no Montana. Informa-nos qual a faixa em que nos devemos colocar para seguir a rota correcta. É muito útil numa estrada multi-faixa, como a M40 em Madrid, ou nas auto-estradas que bifurcam ou nas inesperadas saídas de auto-estrada no lado esquerdo (na Europa continental, claro, porque na Inglaterra ou Irlanda serão quase todas, né?)

Associado a isto, temos a imagem real das placas da auto-estrada e a faixa pintada indicando a opção correcta, incluindo o formato de "olho de pássaro", com a imagem numa perspectiva mais elevada como indicação visual mais precisa.

As indicações de voz são agora muito mais eficazes. Numa voz, portuguesa de Portugal, clara, com pronuncia correcta, dá informação tipo "vire à direita para a N5", "siga na Avenida da Liberdade", "vire à esquerda no semáforo", etc. Magnifico. Nada que se compare à dicção da mocinha tanto no Zumo como no Montana, quando se escolhe a voz com "nomes de ruas" (que sempre me recusei a usar, por serem irritantes).

Destino? Se já estiver memorizado, digo "vivóbelenenses", seguido no numero correspondente ao destino pretendido. O mesmo para restaurantes, hotéis, atracções, etc. Mas se instalar a aplicação "smartlink" no telemóvel com Internet (testei num Android), consigo ter informação meteorológica no percurso e no destino, aceder à base de dados e criticas do Foursquare, etc. Ah! Mesmo que o modelo não seja na versão T (com receptor de transito, como o modelo aqui testado), posso também aceder a essa informação, incluindo em Portugal. E funciona!

A actualização vitalícia do mapa da Europa está incluída no preço, pelo que não terá nada mais a pagar ao longo da vida do equipamento. Um programa (GARMIN EXPRESS) faz a a gestão automática dos mapas, à medida que vão estando disponíveis (4 actualizações de mapa por ano)

Telefonemos...
A interligação do telemóvel com o NUVICAM permite também a utilização como kit-de-mãos-livres para receber e efectuar chamadas. Sempre se poupam uns cobres em multas e uns meses sem carta...

Evitemos as fotos...

Os gps não detectam radares, porque isso é proibido em muitos países na Europa. Mas informam onde eles habitualmente estão. A RMS coloca gratuitamente nos modelos que vende a listagem actualizada, e foram muito úteis na viagem, acreditem. Esta informação pode ser complementada também com uma base de dados com, por exemplo, concessionários de determinada marca, lista de determinada marca de hipermercado, quintas de casamentos (difíceis de encontrar, por vezes), cemitérios (por muito macabro que possa parecer) e muito mais.

Filmemos...
 Ok. Esta é a função de maior novidade neste equipamento, por que muitas das outras já estavam incluídas noutros modelos topo de gama da Garmin. Então para quer serve esta câmara?

Quem nunca viu as imagens, no Youtube, por exemplo, de acidentes rodoviários reais, alguns de arrepiar? Pois bem, essas imagens são conseguidas com câmaras instaladas no pára-brisas, que funcionam automaticamente. Ver alguns modelos aqui.

Estas imagens, nalguns países, podem servir para identificar culpados em acidentes de automóvel, como verdadeiras testemunhas oculares. Claro que também as pode usar como simples recordação de viagem, em cada local por onde for passando.


Como funciona? Se estiver no modo automático e ligada ao isqueiro, assim que se liga o carro, a câmara começa a gravar ininterruptamente, guardando o filme em pequenos ficheiros de vídeo. Quando o cartão de memoria fica cheio, automaticamente serão apagados os mais antigos. Quanto maior o cartão, maior é esse ciclo. No entanto, pode querer guardar manualmente uma situação ou paisagem especial. Neste caso, prime um botão em cima, e a porção do vídeo vai ficar guardada numa pasta especial que não será apagada.

E se houver um acidente, onde a minha viatura seja interveniente? Nesse caso, a NUVICAM tem um sensor (com sensibilidade ajustável) que ao detectar um impacto, guarda a ultimas imagens numa pasta especial identificada como incidente. Essas imagens não serão apagadas. Aqui terei de pedir desculpa aos leitores, mas não fiz este teste...

Neste filme fica registada, além da imagem, a velocidade, data, hora e localização, ao longo de todo o filme.

O filme pode ser reproduzido no próprio equipamento e nesse caso pode mostrar a imagem no mapa da progressão do veículo (com o local onde estava), ao mesmo tempo que vê o filme. Mas a RMS inclui também vários softwares numa pasta na memoria interna do equipamento, sendo que um deles lhe permite ver o filme num computador ligado à Internet, e que vai buscar um mapa do local, para também poder ver a progressão, com dados atrás indicados. "Porreiro"?

Serve só para isso?

Não a câmara tem ainda 3 funções associadas, como novidade e muito importantes.

A primeira, é o pré-aviso de colisão, que alerta, em função da velocidade, que se está a aproximar de um obstáculo. Funciona bem, embora nalguns casos, o pré-aviso não seria suficiente para evitar a colisão. Por outro lado, tanto para esta como para a função seguinte, a câmara tem de estar devidamente apontada, sob pena de apitar ao aproximar-se de... pontes!
A segunda função especial, permite avisar quando a viatura sai da faixa de rodagem "pisando" as linhas de demarcação. Funciona muito bem, mesmo quando mudamos de faixa de rodagem. Parece-me de muita utilidade, e na prática, melhor que a anterior.
Por ultimo, completando as funções especiais, o gps quando chega ao destino, faz aparecer a imagem da câmara no visor, apontando com uma seta para a morada que indicou. Útil, quando a placa da porta caiu ou está tapada!

ATENÇÃO - A não esquecer!!! A câmara pode ser configurada para gravar ou não o som interno da viatura. Pode ser interessante, mas é bom lembrar que há coisas que não convém recordar... ou que outros possam ter acesso.

Conclusão:
Gostei da eficiência geral do equipamento, qualidade gráfica, boa recepção de satélite (mesmo com o vidro atérmico da minha viatura), rapidez do processador (melhor que o Montana), comandos de voz e avisos de saída de faixa de rodagem.
Não gostei da dimensão (óptima em termos de visualização, mas grande de mais para o vidro) e do aviso de embate (tarde de mais!). Sei que este ultimo será corrigido numa próxima actualização (gratuita, como sempre)  de firmware, e que incluirá vários níveis de sensibilidade. Já a câmara, poderia ser destacável para ser colocada num sitio e a unidade gps noutro. Uma sugestão.

Informação complementar:

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